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FORMAÇÃO LEI LUCAS
A Lei Lucas (13722/18), sancionada no dia 04 de outubro de 2018 torna obrigatório escolas, públicas, privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Foi após um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, 10 anos, que perdeu a vida em passeio escolar após sofrer se engasgar com um pedaço de salsicha do cachorro quente que estava comendo que a Lei foi proposta. A lei de número 13.772 surgiu após a luta da mãe de Lucas, que buscou tornar obrigatório o treinamento de primeiros socorros para profissionais e funcionários de espaços de infância e escolas. Dessa forma, a Lei Lucas determinou desde 2019 que professores e funcionários de escolas públicas e privadas ou qualquer estabelecimento de recreação infantil tenham capacitação para prestar os primeiros socorros, que deve ser atualizada anualmente.
QUAIS OS OBJETIVOS DA FORMAÇÃO:
1. Compreender a importância da formação para todos os profissionais que atuam em ambiente escolar;
2. Promover o conhecimento em noções teóricas básicas de anatomia;
3. Formar educadores e profissionais das escolas para prestação de atendimentos de primeiros socorros para casos de engasgo, acidentes envolvendo fraturas expostas ou não expostas e lesões diversas, para garantir e aumentar a segurança de crianças e adolescentes no ambiente escolar;
QUAIS OS PONTOS FORTES DA FORMAÇÃO?
A formação para primeiros socorros para profissionais do ambiente escolar e professores além de garantir e aumentar a segurança dos alunos em caso de eventuais acidentes, também é obrigatória e tem validade de um ano. Além de garantir a segurança dos alunos, a formação dos profissionais garante aos pais e familiares que a criança terá todo suporte possível da equipe escolar, caso necessário.
FORMAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL
1. Compreender o espaço escolar e quem o forma, refletindo sobre a importância do papel do professor na formação do aluno;
2. Promover reflexões sobre os desafios de gestão, organização da sala de aula e as dificuldades para se manter motivado;
3. Refletir sobre o trabalho pedagógico desenvolvido nas salas de aula, dando suporte ao professor, elaborando conjuntamente propostas que viabilizem o ensino e a aprendizagem;
4. Buscar resultados, priorizando a liderança, a equipe, a qualidade do ensino oferecido na escola, e, principalmente a parceria dos pais no processo de educar.
QUAIS OS PONTOS FORTES DA FORMAÇÃO?
As mudanças nas metodologias de ensino-aprendizagem que foram surgindo ao longo dos anos trouxeram desafios para a educação. Além disso, dificuldades que já existiam ainda persistem na rotina da sala de aula. Por isso, professores, coordenadores, diretores e família precisam estar atentos para buscar melhorias para o funcionamento escolar e evolução do aluno. Alguns são os desafios na sala de aula que precisam de maior atenção e cuidado. Podem ser citados a indisciplina, o bullying e as distrações no decorrer da aula. Por isso vale ressaltar a importância de se considerar estratégias pedagógicas que consigam contornar essa problemática ao fluir das aulas.FORMAÇÃO DE APOIO À EDUCAÇÃO
1. Instrumentalizar o aprender permitindo que os educandos se aproprie de estratégias de aprendizagem eficientes e que tome consciência desse processo através do desenvolvimento da metacognição;
2. Considerar conhecimentos construídos e, principalmente, planejar o que estamos por construir, organizando as habilidades necessárias para o fortalecimento da aprendizagem;
3. Promover reflexões e construção de propostas pedagógicas frente as maiores dificuldades neste retorno pós pandemia no processo de ensino e aprendizagem;
QUAIS OS PONTOS FORTES DA FORMAÇÃO?
Muitas dúvidas acabam por travar o trabalho pedagógico principalmente com os educandos que apresentam maiores dificuldades, é preciso que o profissional conheça os caminhos para o “destravar” das aprendizagens para que as potencialidades sejam instigadas a se tornarem curiosidade. Vale ressaltar a importância de se considerar uma estratégia pedagógica que parta da ideia de que o nível de maturidade dos alunos permita uma abordagem mais rápida dos conteúdos para ajudar-lhes a recuperar o tempo perdido ao mesmo tempo que busca fazer a correção da defasagem idade-série.
FORMAÇÃO CONTINUADA
1. Ampliar conhecimento dos professores e a reflexão da concepção histórico-crítica norteando o trabalho educativo, pautada em reflexões e operacionalizada no Projeto Político Pedagógico;
2. Organizar e planejar propostas de atividades pedagógicas por eixo, segmentos e demandas apresentadas pelos profissionais de educação com base nos documentos norteadores da prática escolar, buscando corroborar com os processos de desenvolvimento dos resultados de verificação da aprendizagem e desempenho escolar;
3. Considerar conhecimentos construídos e, principalmente, planejar o que estamos por construir, as habilidades necessárias para o fortalecimento da Educação e o exercício pleno da Democracia.;
4. Promover reflexões e debates em torno dos resultados alcançados pelos educadores buscando construir modelos de diagnósticos bem como projetos de intervenção dentro das salas de aula.
QUAIS OS PONTOS FORTES DA FORMAÇÃO?
Iniciamos a organização deste momento refletindo sobre o nosso processo de formação em cada Unidade Escolar, analisando o que precisa ser melhorado em seus detalhes, para que assim possam estar sempre em consonância com a visão, missão e valores propostos e definidos pela instituição. Este deve ter como meta o desenvolvimento do processo de ensino e da aprendizagem aliada a todo o processo burocrático, tão importante para a estruturação do currículo escolar quanto a organização dos ambientes e de seus atores em respeito ao tempo e demanda do que é proposto pela instituição. Se constituir como novo aprendiz no mercado educacional para empreender novos desafios, gerindo e mediando relações de aprendizagens será o nosso foco neste processo de formação, bem como planejar, organizar para efetivar novas caminhadas sem perder o foco na qualidade da educação a ser oferecida ao nosso público, bem como aliar ao contexto apresentado e vivenciado pela instituição.